C I N E R A M A
Cine Comodoro em fase final de preparação para inauguração em Agosto de 1959.
Cinerama era um novo método de projeção de filmes, que Hollywood bolou para fazer frente ao avanço da televisão. Não conseguiu seu intento, como Cinemascope, Panavision e outras novidades não conseguiram tirar as pessoas de suas casas para irem ao cinema. Cinerama tinha três cabines de projeção, como se vê no desenho acima. A tela era curvada e o som stereophonico de alta-fidelidade. As 7 produções feitas em Hollywood não passavam de documentários turísticos sofisticados... e depois que a novidade passou, a coisa murchou e os cineramas tiveram que adaptar-se ao antigo método de apenas uma cabina projetora. Eu, particularmente, adorava ver cinerama, e assisti os 7 filmes especiais, todos no Cine Comodoro.
Inicialmente vendia-se ingressos para assistir Cinerama até pelo Correio.
17 January 1960 - the ad says: You take part in the scene... you hear the sound much better...
glorious Cine Comodoro, na Avenida São João.
a impressão que se tinha era essa... de se estar dentro de uma montanha russa... com a ajuda do som sterophonico muito alto..as pessoas, geralmente, gritavam dentro do cinema, como se estivessem, realmente, numa montanha russa, como diz o artigo da revista Life.
A empresa proprietária do Cine Comodoro convidou a crônica especializada para explicações sobre o sistema Cinerama, diretamente do sr. Harry Goldberg – que veio dos EEUU especialmente para supervisionar a montagem do aparelhamento, Paulo Sá Pinto e Isidoro Jackbson, que serviu de intérprete do técnico norte-americano.
O sistema Cinerama existe nos EUA desde 1952 e especializa-se em documentários excitantes como 'This is Cinerama', um passeio de avião sobre o vertiginoso Grand Canyon, que fez o presidente Eisenhower declarar depois de assistir à cena: ‘É a 1ª vez que sinto medo em viajar de avião!’ Ora se observa os canais imensos de Veneza, a seguir um espetáculo de gala no Scala de Milão – com a Grande Marcha da ópera ‘Aida’, e depois o Papa Pio XII abençoando a multidão, nas sacadas do Vatico e assim por diante.
Normalmente uma sala que exibe Cinerama tem 1.500 lugares, mas o Cine Comodoro possui apenas 1.019 poltronas, o que melhorará a visão de todos. Revelou-nos o sr. Goldberg que este é o 1º cinema, no mundo inteiro, concebido especialmente para o Cinerama. Na América do Sul, apenas a Argentina e a Venezuela possuem salas especiais.
A projeção é feita por 3 câmaras, atuando simultaneamente. A emissão de som stereo é propagada por 44 alto-falantes, todos controlados por um engenheiro. Alguns desses alto-falantes alcançam 15.000 ciclos de freqüência, enquanto outros descem a 35 ciclos, registrando os sons mais baixos.
15 August 1959 - Cinerama's Cine Comodoro is finally inaugurated with its own 'This is Cinerama' that premiered on 30 September 1952 at the New York Broadway Theatre in NYC, Sao Paulo was just 8 years behind schedule... well, never mind, it was such a great spectacle...
'Manchete', 20 December 1952.
Fantástico! Parabéns pela postagem!
ReplyDeleteEsta matéria que vc reproduziu (imagens 150 e 151) são de que jornal/revista? Vc têm cópia da parte superior da página (parece que haviam fotos do cinema)?
ReplyDeletePrezado leitor, algumas fotos e informações foram tiradas de meu blog História Mundi sem o devido crédito. Entre lá e você encontrará as informações devidamente creditadas, inclusive com base em jornais da época. o endereço é:
Deletehistormundi.blogspot.com.br
olá João Carlos, obrigado pelo elogio... Eu acho que ainda tenho essa página, que é do jornal 'A Gazeta' de S.Paulo. Você pode ter notado que eu 'adaptei' o texto, já que nos anos 1950s havia muita 'encheção de lingüiça' em textos jornalísticos. Vou procurar essa pagina, e se achar eu posto aqui e te mando um recado. Até já tinha intenção de procurar a página, pois acabei não pegando a DATA da publicação, que pelo texto se deduz foi ANTES de Agosto de 1959. A data da inauguração do Cine Comodoro, também, 'chutei', já que haviam 3 probabilidades.
ReplyDeleteAo escrever em um blog que será destinado aos leitores da internet é interessante identificar a origem das fotos e informações contidas no texto, para não causar confusão na cabeça dos leitores. Os devidos créditos sempre devem ser dados. Além disso, a foto colorida do interior da sala no formato Cinerama não é do Comodoro (a que está em p&b sim). O presidente Juscelino Kubitschek foi convidado, mas não pode comparecer á inauguração da sala em 1959. Mesmo assim, fico feliz por meu material ter sido aproveitado...
ReplyDeleteOlá! Pela visão 3D do Google Maps dá para ter uma boa ideia de como está o interior do Comodoro. Veja este video: https://youtu.be/xjCdQQrDg6c
ReplyDeleteOlá, João, obrigado pela informação... muito interessante. Eu, particularmente não precisava ver, pois conheci o Cine Comodoro como a palma da minha mão. Acho que foi meu tio Claudio que me levou p'ra ver Cinerama em 1961, qdo. eu tinha 12 anos. Eu fiquei encantado com aquilo... e toda vez que mudavam o cartaz eu estava lá, o que foi umas 6 vezes, pois só haviam 6 filmes que eram perpetuamente re-passados. 'This is Cinerama' era o melhor de todos, pois tinha uma introdução que mostrava a história do cinema mudo, falado, cinemascope e finalmente... Cinerama. Obrigado pela dedicação. Depois que as três cabines foram descartadas e o Cine Comodoro se tornou um cinema 'normal'... eu ainda vi 'Xanadu' com Olivia Newton-John lá... pois o som STEREO do Comodoro era o melhor da cidade... sem dúvida... e foi bom ter visto 'Xanadu' lá... pois apesar do enredo ser 'fraco', os numeros musicais eram fantásticos... Valeu!
Delete