Saturday, May 5, 2012

PINHEIROS cinemas


Cine Brasil, rua Theodoro Sampaio, Pinheiros nos anos 40.
Cine Brasil em 1950, depois de alguns anos de chuva e poluição; 'Kiss in the dark' 1949.
Cine Goiás, rua Butantã em Pinheiros.
1951's 'Os Fortes' ou 'Across the wide Missouri'; 'Gota de sangue' (Code Two) 
11 May 1952 - Cine Goias with 'poltronas estofadas' (stuffed seats) shows 'Pandora' with Ava Gardner & James Mason. 
Artigo sobre o Cine Goiás, na rua Butantã em artigo da Folha de Pinheiros 31 November 1954.

Av. Pedroso de Morais looking towards Av. Rebouças. See Colégio Estadual Fernão Dias on the right? This is 1950. Look at the cobblestones paving Rua Theodoro Sampaio with tram car rails.
Isso é o que restou do Cine Jardim, da rua Fradique Coutinho, 277, que era distribuidor de filmes da MGM. Ao seu lado, foi inaugurado o Cine Fiammetta em 1963.
Cine Fiammetta at Rua Fradique Coutinho, Pinheiros. 
Cine Fiammetta foi inaugurado em 12 Julho 1962, com a exibição de 'Esse Rio que eu amo', de Carlos Hugo Christensen, com Odete Lara, Jardel Filho e Tonia Carrero.


O nome Fiammetta foi tirado de um elegante cinema de Roma. O nome nunca foi muito popular entre nó, devido a semelhança com o verbo 'copular' em português-brasileiro.

Audrey at Cinema Fiammetta in Rome, in 1961.
Audrey Hepburn e seu marido Mel Ferrer na première de 'Breakfast at Tiffany's' no Cinema Fiammetta em Roma, em 1961. 

Cine Festival foi inaugurado em 19 Junho 1967, na  Rua Deputado Lacerda Franco, 60, uma travessa da rua Teodoro Sampaio em Pinheiros. Exibidor : Circuito Serrador.
Cine Festival inaugurado em Junho de 1967, não durou muito. Logo os cinemas saíram de moda. 

6 comments:

  1. Gostaria que vocês publicassem os sites de onde foram copiadas essas fotos: http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com
    Por questão de respeito pelo trabalho do pesquisador. Não custa nada!

    ReplyDelete
  2. Algumas dessas fotos vieram do blog do Antonio Ricardo Soriano... mas não todas...http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Eu morava em Pinheiros nos anos 50 e frequentava regularmente, aos domingos, os cines Brasil, Goiás e Jardim. Poucas vezes no Fiammetta. Estudei no CEEN Fernão Dias. Pinheiros era um bairro pacato e mesmo uma criança como eu podia ir ao cinema sozinho, andando muitas quadras e em completa segurança. Só quem viveu essa época sabe o que era Pinheiros nos anos 50. Saudades do seriado Flash Gordon, Zorro e Superman no cine Brasil.

    ReplyDelete
  4. obrigado, Victor, por seus comentários... Pinheiros era 'chic'... a Vila Madalena era 'pobre'... quem diria, heim!!!

    ReplyDelete
  5. eu morei na esquina da Teodoro Sampaio com a Mateus grou de 1957/58 atté 1972, cresci ali, frequentei muito os cines Jardins e Fiametta, o primeira mais, mas tambem ia muito no Goias, no cine Brasil fui pouco e me lembro de ter assistido ali os 101 dalmatas, o outro, o cine festival fui muito pouco tambem, Mas o principal foi o cine Jardim, e me lembro tambem que assisti o Help dos Beatles no auge, no Fiametta, tinha uma fila enorme para entrar,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Jose Turella por compartilhar conosco essa época magnífica... eu morava na Rua Simpatia, na Vila Madalena... lá não havia cinemas, então a gente ia nesses que você mencionou. É interessante que eu assisti os 101 dalmatas no Cine Brasil, também, tenho até o anúncio de então... foi num domingo de tarde meio chuvoso e frio... qdo. cheguei na Vila Madalena já estava anoitecendo e estava tocando a Parada de Sucesso da Radio Cultura, que sempre durava 3 horas, pois apresentava todas as 25 mais e ainda LP e compacto. Me lembro que o primeiro lugar nesse dia foi 'Aquarela do Brasil' com o Ray Conniff.

      Delete