Friday, February 7, 2014

1963 - 1969 Limbo cinematográfico

Depois do Golpe Militar de 1964, ou até um pouco antes, já se notava uma certa decadência dos cinemas de São Paulo. Mas assim mesmo houve uma onda de construções de novos cinemas, principalmente dentro de galerias como o Cine Rio no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista e o Cine Metrópole na que se tornaria famosa Galeria Metrópole (inaugurado 2 meses antes do Golpe que matou a democracia no Brasil). A tendência desses novos cinemas era de deterioração rapidíssima. Alguns não duraram nem 10 anos. 


Um segundo Cine Rio (já que o original fora 'descontinuado' em 1957) foi inaugurado em 9 de Março de 1963, dentro do Conjunto Nacional, que já abrigava o luxuoso Cine Astor.


cantora italiana Rita Pavone em 'Rita, o mosquito' lançado em 1967 no Cine Metrópole.


Cine Windsor in early 1967 - on Avenida Ipiranga next to Avenida Rio Branco - it was one of the most luxurious movie-theatre when inaugurated in 1961.


Cine Coral só passava filmes franceses e italianos. Em 8 Janeiro 1968 estreava o 2o. filme de Rita Pavone, 'Não brinque com o mosquito' (Non stuzzicate la zanzara). Embora fosse um musical do tipo hollywoodiano, a trama não era grandes coisas e mesmo tendo a presença de Giulietta Masina como mãe da Pavone, não fez grande sucesso. O povo queria dramas do tipo 'Dio come ti amo'.


No comments:

Post a Comment