Monday, February 25, 2013

Cine Bandeirantes - Cine Paisandu

Cine Bandeirantes em sua inauguração com 'Suez' com Tyrone Power, Loretta Young e Annabella.
a bilheteria Art-Deco do Cine Bandeirantes era uma obra-de-arte em si. Note 'The Sisters' com Errol Flynn & Bette Davis.

o saguão e corredores do Cine Bandeirantes eram tão longos, que dava para se perder por lá. A entrada do cinema ficava no Largo do Paissandú, mas a sala-de-projeção mesmo ficava mais p'ro lado da Rua Capitão Salomão, havendo uma saída para tal rua, que existe até hoje (2013). 
Cine Paisandú just across from Cine Bandeirantes at Largo do Paisandú in 1967 while it showed 'Carnaval barra limpa' with comedian Costinha. 


6 comments:

  1. Gostaria que vocês publicassem os sites de onde foram copiadas essas fotos: http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com
    Por questão de respeito pelo trabalho do pesquisador. Não custa nada!

    ReplyDelete
  2. olha o blog de onde vieram essas imagens; embora eu não as tenha tirado daí... foi através de outra pessoa; http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Desculpe mas a sala de projeção acima não é do cine bandeirantes e, o acesso a mesma somente pelo Largo Paissandú.

    ReplyDelete
  4. olá Anonymous, o que faz você afirmar que esse não é a sala de projeções do Cine Bandeirantes? Eu, realmente, não me lembro exatamente como era. Posso afirmar que os Cines Ipiranga, Paissandú e Bandeirantes foram projetados pelo mesmo arquiteto, por isso se parecem muito entre si. Acontece que tanto o Cine Ipiranga como o Cine Paissandú tinham MAIS de um balcão. Não sei ao certo, mas o Ipiranga tinha pelo menos 3 andares diferentes... e o Paissandú era maior ainda, havendo ELEVADORES para as pessoas passarem de um andar ao outro. Dê me algum exemplo ou dica para provar que essa NÃO é a sala de projeções do Cine Bandeirantes. Quando ao ACESSO ao Cine Bandeirantes, só havia pelo Largo do Paissandú, agora a SAÍDA era diferente. Havia uma SAÍDA pela Rua Capitão Salomão, que AINDA existe... por incrível que pareça.

    ReplyDelete
  5. A última foto é do Cine Art Palácio (ex UFA).
    Dá uma olhada no livro do Inimá: http://www.centrocultural.sp.gov.br/livros/pdfs/salas.pdf

    ReplyDelete
  6. Olá, Anonymous, você tem, realmente, razão. Obrigado pelo aviso. Essa foto é do Cine Art-Palácio, e não do Cine Bandeirantes. Eu só me convenci depois que vi as fotos da sala-de-projeção do Cine Bandeirantes, que, na verdade não tem nada a ver com o Cine Ipiranga e Cine Paissandú, como tinha declarado acima. O interior do Cine Bandeirantes era bem mais 'rococó' do que os outros dois, que eram mais chegados a um 'Art Deco'. Eu assisti 'Casinha Pequenina', o primeiro filme colorido de Mazzaroppi, no Cine Bandeirantes; deve ter sido em 1962 e me lembro que o Bandeirantes já tinha cheiro de cinema 'velho' (uma mistura de cheiro de criolina, môfo e vários odores vindos dos humanos)... portanto, não foi uma experiencia bacana. O Cine Art-Palácio eu conheci já na fase ruim, antes de ser dividido em 3 salas.

    ReplyDelete