Sunday, January 20, 2013

Hildegard Rosenthal's Sao Paulo in the 1940s


Rua do Seminário, vendo-se o Edificio Martinelli ao fundo.
Mappin Stores ao fundo... calçada do Viaducto do Xá.
1940s.

Na década de 1940, em plena expansão populacional e industrial que transformaria a capital paulista numa metrópole, São Paulo foi documentada pela fotógrafa suíça Hildegard Rosenthal (1913-1990).

Rosenthal chegou ao Brasil em 1937, fugindo do nazismo. Em São Paulo, se tornaria uma das primeiras fotojornalistas da impressa nacional, realizando reportagens para veículos estrangeiros e nacionais, como os jornais O Estado de S. Paulo e Folha da Manhã.

Junto com os fotógrafos Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), Guilherme Gaensly (1843-1928) e Aurelio Becherini (1879-1939), Hildegard Rosenthal construiu a memória fotográfica da São Paulo “antiga”.

As imagens deste post fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles e estão no livro Metrópole (2010).

Avenida São João e o edifício da Delegacia Fiscal ao fundo
Having a coffee in town. 
Café na Estação da Luz.
1939.
na Liberdade.
boarding a bus.
Vendedor de frutas na esquina da Ladeira Porto Geral com a Rua 25 de Março.

a tram car bound for São Caetano next to the City Market. 
hustle & bustle next to the Municipal Market. 
working ladies with the City Market in the background. 
Rua XV de Novembro vendo-se Praça da Sé ao fundo.
Praça Ramos de Azevedo.
Praça do Correiro; o quarteirão à esquerda desapareceu com a abertura da Avenida Prestes Maia.
Avenida São João before 1947. 
Avenida São João by night. 
Edifício Barão de Iguape na Praça do Patriarca - 1940s.
Praça da Sé.

Thursday, January 17, 2013

ANTONIO AGUILLAR, fotografo e radialista

Antonio Aguillar, fotógrafo natural de São José do Rio Preto-SP, vem p'ra São Paulo e vai trabalhar no jornal 'O Estado de São Paulo'. Aqui em foto de 1954, durante o IV Centenário da cidade.
Aguillar passa a fotografar principalmente a cidade de São Paulo; Largo do Paissandú, Avenida São João. Note que os tapumes escondem a construção da futura Galeria do Rock.
foto famosa de Aguillar, tirada, talvez, do próprio prédio do jornal O Estado de S.Paulo, onde ele trabalhava como fotógrafo, vendo-se o antigo prédio da Rádio América portanto propaganda política de Adhemar de Barros.
Before Aguilar became a DJ & TV compere of rock shows he started in the business replacing Pedro Geraldo Costa in the command of 'Clube dos Garotos' (Kids' Club) which started in 1952 at Radio Nacional Paulista and already was in its 10th year in 1962.   
Enzo de Almeida Passos, da Radio Bandeirantes, segura Regina Cordovil no colo, enquanto Aguillar irradia a ação pelas ondas da Radio Nacional paulista.
Maria Regina Cordovil, ao lado de seu famoso pai, Hervê Cordovil, recebe prêmio por sua gravação de 'Carta a Papai Noel'.

Carta a Papai Noel

falado: Excelentíssimo Senhor Papai Noel, endereço: Céu!

Querido Papai Noel, vou fazer o meu pedido para o dia de Natal
uma boneca bem grande, se for pequena não faz mal

Não se esqueça de trazer um brinquedo p'ro Tatá
ele está no orfanato e de lá ele não sai
mande um vestido p'ra mamãe e aumente o ordenado do papai

Para o Norman, uma guitarra, p'ro Juneco um futebol
p'ro Ronnie um Volkswagen que ele quer fazer faról
mande felicidade mil p'ra todo esse povo do Brasil

Tchau, assinado: Maria Regina Cordovil

autor: Hervê Cordovil.
Aguillar comanda o espetáculo na Radio Nacional paulista, onde insuflava os brotos em programas de auditório super-concorridos.
Aguillar sempre levava um ídolo da Velha Guarda para mesclar seu programa para brotos. Aqui vemos Carlos Galhardo em 1961.
'Rítmos para a Juventude' commanded by Antonio Aguilar in 1962 (Radiolândia). 
George Freedman presents Chuby Checker with a trophy the King of Twist won as one of the best selling acts of 1961, during Antonio Aguilar's TV show 'Ritmos para a juventude'. Radiolândia no.338, 1962.
Antonio Aguillar casa na igreja de Santo Antônio, na Praça do Patriarca, no dia 27 Julho 1963, no auge da fama de seus programas na Organização Victor Costa. George Freedman é o padrinho da noiva, Marly Bucci.

João José worte at FB on 17 March 2013; - Tive a oportunidade de presenciar a festa de casamento do Antonio Aguilar. Os festejos foram na casa da noiva, Marli, na Rua Estero Belaco, no Bairro da Saúde, Vila Mariana, do lado direito da Avenida Jabaquara de quem vai ao Centro. Na ocasião compareceram o conjunto "The Clevers", além de varios outros cantores da ocasião. Nessa oportunidade ainda estava noivo de minha mulher que morava na rua Dr. Nogueira Martins, adjacente à da festa. A festividade com a presença dos Incriveis e esses outros astros foi fenomenal, deixando aquele trecho de rua intransitável. Parafraseando Roberto Carlos: Belos tempos, belos dias...
Aguillar era 'multi-media', fazendo radio, TV e coluna na revista Melodias; 1963 foi seu grande ano; foi quando a TV Excelsior, a grande inovadora o 'tirou' da TV Paulista, Canal 5, levando-o para o Canal 9; coluna de A.Aguillar na revista Melodias.
Festa de aniversário para Ronnie Cord, o Rei do Rock de São Paulo, promovida por Antonio Aguillar, em 22 Janeiro 1964, com comparecimento de Roberto Carlos, o Rei do Rock do Rio de Janeiro.
'Festival da Juventude', comandado por Aguillar na TV Excelsior, na revista 'SP na TV' de 2 Dezembro 1963.
Brancato Junior assina contrato com Teddy Reno, sendo observado por Antonio Aguillar. Contrato esse que levaria The Clevers para a Europa no verão de 1964.
Antonio Aguillar & Neno em 2013, nas dependências da Radio Capital. 
Moacyr Franco talks to Antonio Aguillar. 
producer, A&R man Genival Mello interviewed by Aguillar. 
Roberto Carlos is introduced by Aguillar at this show on TV Excelsior, Channel 9.
Mingo, Neno, Netinho, Aguillar, Manito & Risonho: The Clevers & their manager